Recentemente um dos meus analistas de estoque me pediu para
revisar o artigo de conclusão do MBA com especialização em logística que ele havia escrito e ao revisar o artigo fiquei bastante surpreso, mas não de uma forma
positiva, já que o artigo não fazia muito sentido. Ao perguntá-lo quais eram as
fontes de seu artigo ele me respondeu que havia pesquisado basicamente em livros
e artigos na internet, o que me fez pensar se a teoria está realmente tão
distante da realidade assim e após alguma consideração cheguei à conclusão que
sim.

Quando li a descrição de logística acima no artigo de meu
analista comecei a repensar meus conceitos de logística, alguém necessariamente
deveria estar errado o Prof. Christopher ou eu, pois em minha opinião, “... o processo de gerenciar
estrategicamente a aquisição...” está relacionado ao departamento de
compras, inclusive existe um termo para isso chamado strategic sourcing ou quando tratar-se de gestão estratégica
de contratos de compra ou serviços chamamos de procurement. Então como logística poderia ser o processo de
gerenciar estrategicamente a aquisição, o que aconteceu com o supply chain (gestão da cadeia de
suprimentos)? E que história é essa que a logística tem que gerenciar matérias
e informações através dos canais de marketing? Tudo bem que o livro abrange os
dois universos, marketing e logística, mas é fácil entender como essa definição
pode confundir estudantes como o meu analista. Por fim o objetivo seria o
atendimento dos pedidos a baixo custo, o que aconteceu com agregar valor?
Na prática o departamento de logística e suas atribuições
variam de empresa para empresa. Gerencie projetos em diversas empresas de
vários setores e a abrangência do setor logístico variava em cada um deles, por
exemplo, num projeto de start-up
(nova fábrica) de uma estamparia automotiva fornecedora da FIAT que gerencie, o
escopo do projeto era de planejar todos os equipamentos, processos e sistemas
do setor logístico, mas nessa empresa o setor logístico englobava muito mais do
que o de costume, incluindo o setor de PCP (planejamento e controle de
produção), o setor produtivo (prensas e células de solda robotizadas e
estacionárias), a armazenagem e toda a movimentação in-bound (interna), porém curiosamente os setores de
expedição e recebimento não faziam parte do departamento logístico, portanto
ficaram fora do escopo. Tive um imenso trabalho projetando os layouts de todas
as estações de trabalho, pois de acordo com a cultura organizacional desta
empresa essa incumbência pertencia à logística.
Na empresa que trabalho atualmente o departamento logístico
se torna responsável pelo material apenas quando o mesmo chega num de nossos
armazéns, todo o processo anterior desde o envio pelo fornecedor nacional ou
estrangeiro até a chegada do caminhão em nossa porta é de responsabilidade do
setor de importação e compras, estão eu não preciso me preocupar com frete
internacional ou com o transporte do porto até o armazém. Numa indústria de
bebidas em que trabalhei o setor de expedição era um departamento totalmente
independente, já na empresa que trabalho atualmente está ligado ao departamento
de logística.
Então como definir o que é logística? Eu diria que:
São todos os processos gerenciais e operacionais relacionados à
movimentação, armazenagem, controle e adição de valor a bens e serviços a fim
de atender as expectativas dos clientes externos e internos gerando o máximo de
retorno possível (financeiro e de imagem) a empresa sem comprometer a qualidade
ou valores éticos e legais.
Senti-me um verdadeiro acadêmico com essa definição, mas
acredito que engloba tudo que penso ser importante na caracterização do seja
logística já que:
- O processo de compras engloba toda a negociação com o
fornecedor, minimamente até o momento do embarque da mercadoria na doca do
fornecedor (incoterm EXW), mas na
maioria das vezes até o desembaraço aduaneiro no caso de importados.
- O primeiro envolvimento do departamento de logística se
inicia com a primeira MOVIMENTAÇÃO,
o embarque da mercadoria no fornecedor.
- O segundo envolvimento do departamento de logística está
no processo de ARMAZENAGEM e todas
as atividades que giram entorno deste processo como conferência, etiquetagem,
definição de localização de armazenagem e o transporte interno até a
localização definida.
- O terceiro papel desempenhado pela logística está
relacionado ao CONTROLE, onde eu
incluiria todas as atividades de inventário, controle de qualidade, controle
das informações e controle dos custos.
- O quarto e talvez mais importante é a ADIÇÃO DE VALOR, já que segundo a teoria da cadeia de valor (value chain) toda a atividade que não
agregue valor ao processo deve ser eliminada, e poderíamos citar atividades
como montagem de kits e o empacotamento (packing)
das mercadorias de acordo com os pedidos de venda.
- Atender as EXPECTATIVAS
DOS CLIENTES EXTERNOS está relacionado à capacidade de entregar o produto
desejado dentro de padrões de qualidade, prazo e custo considerados
satisfatórios, o mesmo vale para o CLIENTE
INTERNO como matéria-prima para a produção por exemplo.
- GERAR RETORNO
para empresa pode ser dividido em duas partes. A primeira seria FINANCEIRA através do controle de
custos e adição de valor aos produtos, já a segunda seria de IMAGEM com ações que satisfaçam os
clientes e os fidelizem a empresa, por exemplo, a Amazon é considerada a
empresa mais inovadora e confiável no campo logístico do mundo e por essa
inovação e confiabilidade os seus clientes estão dispostos a pagar mais do que
na concorrência.
- Já a parte de não COMPROMETER
A QUALIDADE OU VALORES ÉTICOS E LEGAIS tem haver com a forma de gerar esse
retorno. Poderíamos gerar mais retorno financeiro para empresa se
contratássemos mão de obra com salários muito abaixo do mercado (semiescrava),
mas seria ético? Poderíamos gerar mais valor alterando o valor da nota fiscal,
mas seria legal?
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Futuro drone de entregas da Amazon em teste nos EUA. |
O meu objetivo com
esse artigo é de gerar uma reflexão não somente sobre a definição do Prof.
Martin Christopher (Prof. Emérito de marketing e logística da Universidade
Cranfield e autor de diversos livros) que certamente é muito mais qualificado
do que eu academicamente, mas sobre como podemos utilizar definições de 1997
para definir uma área tão dinâmica como a logística.
Desde 1997 surgirão tantas
novidades na gestão logística como a utilização de sistemas para automatizar a
operação como o WMS (warehouse management
system) para os armazéns, controle de frotas como o TMS (transportation management system) e
roteirizadores integrados a GPS, além de tecnologias como coletores de rádio
frequência, RFID, RTLS e até DRONES para fazer entregas.
Não posso culpar o professor Christopher por sua descrição
desatualizada, pois 17 anos é simplesmente tempo demais para definir a nossa
logística atual, então cabe aos acadêmicos atuais, professores e alunos,
buscarem literaturas mais atualizadas para ensinar aos futuros profissionais de
logística como definir nossa profissão.
Concordo com grande parte do seu excelente texto! Também estou estudando novamente esta área e logo vou começar as minhas pesquisas para a dissertação e notei que não existe uma literatura atualizada sobre logística.
ResponderExcluirJá quanto a sua definição sobre o que é logística é muito interessante, e mostra como hoje esta área não evoluiu somente em tecnologias , sua importância varia muito de empresa para empresa! Mais com certeza algumas estão desviando do conceito de logística, como exemplos que deu, compras quando estudei era subordinado a logística, mais o mais interessante com certeza foi o exemplo deuma planta que designou a produção e
O PCP a logística , o que no meu ponto de vista extrapola todo o conceitual que tenho sobre logística. Devo esperar novas literaturas ou entender que as empresas estão simplesmente destoando e inventando ao designar esses setores a logística?
Um abraço Ivan.
Ivan o fato é que cada empresa "conceitua" a abrangência do setor de logística de acordo com a experiência de seus principais executivos, mas essa distorção deve-se principalmente pela falta de entendimento do conceito de Supply-chain (cadeia de suprimentos) que englobaria todas as áreas produtivas incluindo a logística. Para a sua dissertação busque o máximo de literatura possível e desenvolva a sua própria definição do que é a logística, eu sei que infelizmente muitas bancas avaliadoras estão mais preocupadas com referências bibliográficas do que com o conteúdo das dissertações, mas na minha opinião a principal função das universidades é de incentivar o PENSAMENTO e não apenas o "decoreba", por isso acredito que uma atitude questionadora deverá lhe render uma boa nota.
ExcluirBoa sorte e sucesso.